O Governo do Estado inaugurou, nesta segunda-feira (9/2), a nova unidade da Farmácia Estadual de Medicamentos Especializados (Rio Farmes), em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Esta é a terceira unidade da Secretaria de Saúde, que já conta com farmácias nos municípios do Rio de Janeiro e Duque de Caxias. A previsão é de que o espaço atenda cerca de 3 mil pacientes no primeiro mês, e a expectativa é de que este número aumente em 25% até o fim do ano.
– A nova unidade vai garantir remédios especializados gratuitos para a população carente da Baixada Fluminense, que não precisará aguardar em filas para adquiri-los. O objetivo do Estado é investir ainda mais nessa área – disse o governador Luiz Fernando Pezão, durante a inauguração da nova unidade da Rio Farmes.
Segundo o secretário de Saúde, Felipe Peixoto, a previsão é de que mais três polos sejam inaugurados até o fim deste ano.
– O espaço em Nova Iguaçu era necessário pela quantidade de pessoas que precisavam de atendimento na região. A nova unidade vai facilitar o acesso de pacientes que moram em outros municípios da Baixada Fluminense e na Região Metropolitana, e que não precisarão se deslocar até o Rio para receber suas medicações. Este ano, a expectativa é implantar polos da Rio Farmes em Niterói e São Gonçalo. Também estudamos uma unidade na Zona Oeste do Rio – afirmou o secretário.
A Rio Farmes fica na Avenida Governador Roberto Silveira, 206, no centro de Nova Iguaçu.
Cerca de 150 medicamentos para 80 doenças
A Rio Farmes fornece cerca de 150 medicamentos raramente disponíveis nas farmácias comuns e muito caros, como o Octreotida 30mg, usado para tratar distúrbios do crescimento, que custa R$ 4 mil. Definida em portaria do Ministério da Saúde, a grade de remédios disponíveis nas unidades trata, aproximadamente, 80 patologias diferentes. A lista inclui insuficiência renal, esquizofrenia, hepatites, Mal de Alzheimer, asma, artrites, lupus, Mal de Parkinson e escleroses.
Durante o ano de 2014, as unidades do Rio de Janeiro e Duque de Caxias distribuíram aproximadamente 26 milhões de medicamentos, com média mensal de 2,2 milhões de remédios dispensados. Esse quantitativo equivale, em valor financeiro para o Sistema Único de Saúde (SUS), a um investimento de aproximadamente R$ 215 milhões no ano. Atualmente, a Rio Farmes possui 33.760 usuários cadastrados, com média de 25 mil atendimentos mensais.
As farmácias estaduais funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Nas unidades, é possível realizar o cadastramento no Programa de Medicamentos Especializados para a retirada mensal de remédios.
Os pacientes contam com a confirmação da agenda por SMS. O usuário recebe em seu celular uma notificação no dia anterior confirmando a sua marcação para a retirada dos medicamentos, que são mantidos em salas monitoradas por computadores e com portas blindadas.