Destaques

Parceria entre Cedae e Polícia Civil estabelece planos de combate às ligações clandestinas

 NOVA CEDAE

Em reunião realizada na tarde de terça-feira (03/02) entre a equipe da Segurança Empresarial da Cedae, o delegado-titular do Departamento Geral de Polícia Especializada (DGPE) da Polícia Civil, André Drumond, e o delegado-titular da Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados, Alessandro Petralanda, foram estabelecidos os planos estratégicos para as operações da Polícia Civil que acontecerão para coibir em caráter intensivo as ligações clandestinas de água. Do total de perdas de água da Cedae (30,8%), a maior parte é causada por ligações clandestinas e fraudes, que representam mais de 20% do total de perdas da companhia.

As operações em conjunto vão ocorrer em dias e horários alternados e não serão divulgadas com antecedência para evitar prejuízo nos andamentos das mesmas. Entretanto, a imprensa será chamada assim que a perícia constatar ligação clandestina para que as imagens do flagrante possam ser divulgadas. De acordo com o presidente da Cedae, Jorge Briard, este primeiro planejamento das ações integradas, com apoio da Polícia Civil, foi elaborado para ser executado até o fim de abril, podendo ser estendido caso haja necessidade.

– Por determinação do chefe da Polícia Civil, o delegado Fernando Veloso, desde ontem todas as delegacias especializadas participam das operações e não apenas integrantes da Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD), como vinha sendo até então – destacou o presidente.

Estas operações fazem parte da política permanente da companhia, que foi intensificada para enfrentar a crise hídrica, e também inclui as campanhas contra o desperdício e de estímulo ao uso racional da água.

Ligações clandestinas de água, mais conhecidas como “gatos” são configuradas como crime de furto, previsto no Artigo 155 do Código Penal. As denúncias podem ser feitas pelo site www.cedae.com.br ou através do telefone 0800-282-1195.