Mais de 200 crianças das comunidades Santa Marta e Cerro Corá participam, esta semana, de colônias de férias gratuitas organizadas pela área social das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) locais. Divididos em grupos, os jovens, entre 6 e 14 anos, realizam atividades educativas, culturais e recreativas, além de passeios monitorados pelos policiais militares.
Nesta segunda-feira (26/01), um grupo do Cerro Corá visitou o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), em Niterói, onde assistiu palestra e vídeos sobre educação no trânsito e brincou na Transitolândia – uma mini cidade com vias, semáforos e placas. Hoje outro grupo da comunidade visitou o Museu Aeroespacial, no Campo dos Afonsos, na Zona Oeste do Rio, e foi ao cinema. Na quarta e quinta-feiras (28 e 29/01), as crianças vão a um parque aquático.
A UPP fechou parcerias com empresas administradoras de salas de cinema, na Lagoa e na Barra da Tijuca, que cederam ingressos para o filme Os Pinguins de Madagascar, e com estabelecimentos comerciais que ofereceram almoço para os jovens.
Já a Colônia de Férias da UPP Santa Marta levou, nesta terça-feira (27/01), 150 crianças para o Parque de Diversão de Furnas, em Botafogo. Na quinta-feira (29/01), o grupo participa de uma gincana, na sede da Unidade de Polícia Pacificadora local.
Lotado no Cerro Corá desde 2013, o soldado Felipe Moreira atua pela primeira vez como monitor da colônia de férias. Acostumado a participar de trabalhos sociais na comunidade, ele ministra, há seis meses, um curso de informática para os moradores, em parceria com o Serpro-RJ.