A base da Unidade de Polícia Pacificadora ( UPP ) do Borel, na Tijuca, recebeu, nesta semana, uma equipe da Universidade de Columbia interessada em produzir um documentário sobre administração pública. O grupo participa do Global Centers, que é uma instituição vinculada à universidade americana. O projeto tem o objetivo de avaliar a integração entre diferentes políticas públicas dentro de um território. No Brasil, o funcionamento da UPP do Morro do Borel foi um dos exemplos selecionados pela produção.
As filmagens serão iniciadas em março e vão registrar os programas sociais desenvolvidos por policiais daquela UPP. Estão previstas filmagens das aulas de reforço escolar, ginástica na terceira idade, futebol, jiu-jitsu e música.
O documentário vai avaliar a integração entre diferentes políticas públicas dentro de um território. A ideia é mostrar ainda como a UPP se integra a outros projetos, como o Cartão Família Carioca, o Bolsa Família e o Programa Escolas do Amanhã. Antes de conhecer a base da UPP Borel e o trabalho desenvolvido pelos policiais, a equipe da universidade esteve na quarta-feira (21/01) no Centro Integrado de Educação Pública (Ciep) Doutor Antoine Magarinos Torres Filho, localizado na entrada da comunidade. Eles buscaram informações sobre o Programa Escolas do Amanhã desenvolvido no local. A equipe ainda passou pela biblioteca da Firjan situada no Borel.
Os pesquisadores da Columbia registrarão também experiências realizadas na China, Índia e Estados Unidos.