
A AgeRio vai disponibilizar, a partir da próxima segunda-feira (26/01), uma linha de crédito para facilitar a aquisição, por motoristas de taxi, de taxímetros com sistema de GPRS, com rastreamento e comunicação com a Prefeitura do Rio. O Termo de Cooperação Técnica foi assinado ontem com o sindicato dos profissionais da categoria da capital.
A instalação do novo modelo foi determinada por meio do Decreto nº 38.241 da Secretaria Municipal de Transportes. Toda a frota de 33 mil táxis do Rio de Janeiro deverá estar equipada até agosto de 2016, quando terão início os Jogos Olímpicos no Rio.
A linha de crédito, com limite de R$ 3 mil, terá taxa de juros de 1,21%, ao mês (taxa competitiva em relação à praticada no mercado). O equipamento vai possibilitar a melhoria da segurança, tanto dos taxistas, quanto dos usuários, já que os trajetos estarão registrados em uma central na Secretaria Municipal de Transporte. Além disso, todos os táxis passarão a ter o pagamento da corrida por meio de cartão de débito ou crédito.
A cerimônia de assinatura teve as presenças do vice-governador Francisco Dornelles, do secretário de Desenvolvimento Econômico, Júlio Bueno, do presidente da AgeRio, Domingos Vargas e do presidente do Sindicato dos Taxistas do Município do Rio, Luiz Antônio Barbosa da Silva.
O atendimento aos taxistas acontecerá das 10h às 16h, na sede do Sindicato dos Taxistas Autônomos do Município do Rio de Janeiro, à Rua de Santana nº77 / 2º andar. Por meio de convênio entre a AgeRio e o Sindicato, profissionais da entidade de classe estão sendo treinados para o atendimento e terão a supervisão dos analistas de crédito da AgeRio.