Noticias

HEMORIO lança Campanha de doação de sangue para o Carnaval

2312713

Com o objetivo de estimular a doação de sangue no período do Carnaval, o Hemorio lançou, nesta quinta-feira (22/01), a 12ª edição da campanha Vista a Fantasia da Solidariedade. A iniciativa estadual visa reforçar os estoques de sangue para a época da grande festa popular, fase em que, historicamente, há uma queda de pelo menos 50% no número de doações voluntárias. A intenção é manter uma média de 300 doadores diariamente.

Para ajudar na divulgação da campanha e no trabalho de conscientização da população, integrantes da bateria da Escola de Samba Unidos de Vila Isabel fizeram uma apresentação na sede do Hemorio, no centro da cidade. O evento também contou com a presença do Rei Momo, da Rainha e princesas do Carnaval, além da porta-bandeira da Escola de Samba Beija-Flor de Nilópolis, Selminha Sorriso.

O secretário de Saúde, Felipe Peixoto, também compareceu ao lançamento da nova campanha e aproveitou para doar sangue no local.

Para ser um doador de sangue, o voluntário precisa estar bem de saúde, deve levar documento oficial de identidade com foto, ter entre 16 e 68 anos de idade e pesar mais de 50 quilos. Não é necessário estar em jejum, mas não deve-se ingerir alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação, e bebidas alcoólicas 12 horas antes. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar com autorização dos pais ou responsáveis.
 

O Hemorio é o hemocentro coordenador do Estado do Rio de Janeiro, que abastece com sangue e derivados cerca de 200 unidades de saúde, entre elas, as grandes emergências, maternidades e UTI’s. No Rio de Janeiro, ainda há mais 25 unidades de coleta de sangue coordenadas tecnicamente pelo Hemorio, como o Hospital Universitário Pedro Ernesto, em Vila Isabel, Hospital Geral de Bonsucesso e o Instituto Nacional de Cardiologia, em Laranjeiras.