Noticias

Novo Museu da Imagem e do Som terá programação dedicada ao Rio de Janeiro

2248980

Com entrega prevista para este ano, a nova sede do Museu da Imagem e do Som (MIS), em Copacabana, celebrará a cultura e a história musical do Rio de Janeiro ao longo de seus oito pavimentos.

O primeiro andar do prédio será dedicado ao humor e à irreverência carioca, enquanto o segundo piso contará a história da música na cidade, incluindo samba, choro e até os programas de auditório da Rádio Nacional. Já o terceiro piso homenageará a televisão brasileira e também Carmem Miranda, incorporando todo o acervo do museu dedicado à Pequena Notável, atualmente localizado no Flamengo. Nos outros andares, os visitantes circularão por imagens da evolução urbana da cidade. O subsolo do museu abrigará um espaço multiuso, e o terraço receberá sessões de cinema ao ar livre.

Centro de pesquisa com 300 mil documentos

Além das áreas expositivas, o MIS também será uma referência em pesquisa, disponibilizando um acervo de 300 mil documentos e um espaço para 40 lugares, onde os usuários poderão acessar as coleções digitalizadas.

O prédio da nova sede do MIS – que terá 9,8 mil metros quadrados – é um projeto do Governo do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Cultura, com o apoio da Secretaria de Obras e da Empresa de Obras Públicas (Emop), em parceria com a Fundação Roberto Marinho.