Alunos que batalharam este ano por uma vaga na 1ª série do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, em 2015, já podem conferir sua classificação.
A Fundação Ceperj disponibiliza em seu portal – www.ceperj.rj.gov.br – o resultado final do processo seletivo para Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, promovido pela Secretaria de Estado de Educação (Seeduc). Foram 15.864 candidatos das redes pública e particular de ensino. Nesta seleção, a Seeduc ofereceu 1.398 vagas em cursos técnicos de 11 unidades escolares.
Os aprovados estão classificados em ordem decrescente da pontuação obtida mediante a soma de pontos na prova objetiva e na redação, considerando-se o curso, o colégio de opção e o tipo de vaga (candidatos das redes pública e particular, bolsista e com deficiência). Também está disponível na página da Ceperj o resultado do julgamento dos recursos impetrados pelos estudantes e seus responsáveis legais contra o resultado preliminar da redação. Após análise, integrantes da banca examinadora consideraram os pedidos improcedentes, mas decidiram corrigir as redações de cinco alunos, por omissão na divulgação em 27 de novembro.
A publicação do resultado final está em quatro listas. A primeira é geral por colégio e opção de curso com a pontuação e classificação de todos os candidatos; a segunda listagem é destinada exclusivamente à pontuação dos que concorrem às vagas reservadas aos candidatos da rede pública e bolsistas e sua classificação entre si; a terceira apresenta a pontuação dos candidatos que concorrem às vagas destinadas a candidatos com deficiência; e a quarta mostra os pontos dos alunos provenientes da rede particular de ensino e sua classificação entre si.
Como houve igualdade na nota final dos aprovados, a Diretoria de Concursos e Processos Seletivos da Ceperj adotou critérios de desempate estabelecidos em edital. Teve preferência na classificação, sucessivamente, o aluno com maior nota na redação; maior nota em Português; maior nota na prova de Matemática; e aquele com idade mais elevada. A prova objetiva e a redação, ambas de caráter eliminatório e classificatório, foram aplicadas em 10 de outubro, quando compareceram 11.430 alunos das redes pública e particular, dos 15.864 convocados.
A convocação para matrícula também está disponível na página da Ceperj. Estão aprovados e convocados os candidatos classificados até o número igual e correspondente ao número de vagas informado no quadro do item 2 do edital de abertura. Os alunos deverão comparecer, com seus responsáveis, no período de 6 a 9 de janeiro de 2015, das 8h às 16h, nos locais estipulados, levando a documentação exigida.
Para melhor organização dos procedimentos, os alunos devem, preferencialmente, procurar a unidade escolar de acordo com a escala. Por exemplo, em 6 de janeiro, devem procurar o colégio para matrícula os estudantes cujos nomes comecem pelas letras A/B/C/D/E/F. O dia 12 de janeiro está reservado aos candidatos convocados que não compareceram entre os dias 6 e 9. Vale lembrar que o não comparecimento do responsável legal do candidato com a documentação exigida implicará na perda da vaga.
As 11 unidades que oferecem as 1.398 vagas são: Colégio Estadual José Leite Lopes (Multimídia, Roteiro para Mídias Digitais e Programação de Jogos Digitais); Colégio Estadual Comendador Valentim dos Santos Diniz (Panificação e Leite e Derivados); Colégio Estadual Erich Walter Heine (Administração); Colégio Estadual Chico Anysio (Ensino Médio Experimental); Centro Interescolar Miécimo da Silva (Administração, Edificações, Informática); CIEP 449 Governador Leonel de Moura Brizola (Ensino Médio Intercultural Brasil-França); CIEP 117 Carlos Drummond de Andrade Brasil (Ensino Médio Intercultural Brasil-Estados Unidos); C.E. Hebe Camargo (Telecomunicações); C.E. Hispano-Brasileiro João Cabral de Melo Neto (Ensino Médio Intercultural Brasil-Espanha); C.E. Matemático Joaquim Gomes de Sousa (Ensino Médio Intercultural Brasil-China, com ênfase em Ciências Exatas); e Ensino Médio Concomitante a Educação Profissional no C.E. Círculo Operário (Metrologia e Biotecnologia).