A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social inaugurou nesta quinta-feira (18/12), no Cachambi, Zona Norte do Rio, as novas instalações da Central de Recepção Taiguara. A unidade, que possui uma área de 600 m², oferece serviço de acolhimento emergencial de crianças e adolescentes que se encontram em situação de vulnerabilidade e violação de direitos.
A Central, que funciona como porta de entrada da rede acolhedora, possui 40 vagas para crianças até 12 anos de ambos os sexos, e adolescentes do sexo feminino até os 18 anos incompletos.Além da ampliação da unidade, houve um aumento de 30% no efetivo de profissionais. A equipe conta com uma equipe especializada formada por assistentes sociais, psicólogos e educadores sociais.
Ao chegar ao local, as crianças e adolescentes participam de uma ambientação e reconhecimento do espaço. Os profissionais do município verificam a documentação e realizam o encaminhamento para a saúde, de acordo com as demandas de cada um. Todos passam por uma busca familiar, sempre na perspectiva de retorno ao convívio dos pais e local de origem.
A central ainda oferece seis refeições diárias, artigos de higiene pessoal, dormida, além de oficinas de autoestima e cuidado pessoal, artesanato e poesia, movimentação corporal e rodas de conversa. O serviço tem atendimento 24 horas.
A Central de Recepção Taiguara foi criada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social em 2005, em Laranjeiras. Inicialmente funcionou na modalidade com atividades pedagógicas diurnas, voltadas para crianças e adolescentes de zero a 18 anos incompletos. Em 2011, a unidade foi transferida para o Centro da cidade, passando a funcionar 24 horas por dia.
Central de Recepção Taiguara fica na Avenida Dom Hélder Câmara, 4.775, no Cachambi.