Terminou na quarta-feira (17/12), no shopping Rio Sul, em Botafogo, a última etapa da Operação Jingle Bells II, que desde novembro realizou blitzes em 13 shoppings do estado para combater a sonegação de ICMS.
Noventa auditores da Secretaria de Fazenda participaram da última operação. Eles vistoriaram 324 lojas e registraram 120 autos de constatação, sendo 74 por irregularidades no Emissor de Cupom Fiscal (ECF) e máquinas de cartão de crédito. Também foram detectados dois estabelecimentos funcionando sem inscrição estadual.
Na área de carga e descarga do shopping, 12 agentes da equipe volante da Secretaria fiscalizaram 333 veículos com mercadorias. As abordagens resultaram em 50 autos de constatação relacionados à falta de documentos e/ou irregularidades com as notas fiscais dos produtos.
Durante toda a Operação Jingle Bells II, 2951 lojas foram vistoriadas, 871 autos de constatação nas lojas foram registrados, sendo a maior parte por irregularidades no Emissor de Cupom Fiscal (ECF) e máquinas de cartão de crédito. Também foram registrados 18 estabelecimentos sem inscrição estadual e 3200 veículos foram abordados, gerando 447 autos de constatação por conta de falta de documentos das mercadorias e/ou irregularidades com os mesmos.
Nos dois meses de operação da Secretaria de Fazenda, os shoppings vistoriados foram: Grande Rio, em São João de Meriti; Via Parque, Rio Design, Novo Leblon, Open Mall, Millenium, Barra Shopping e Village Mall, na Barra; Shopping Leblon e Rio Design Leblon, no Leblon; Plaza Shopping, em Niterói; Norte Shopping e Shopping Nova América, em Del Castilho; e Rio Sul, em Botafogo.
Em todas as operações, além do combate à sonegação de ICMS, os auditores fiscais verificaram se os estabelecimentos possuiam inscrição no Cadastro Estadual. Também conscientizaramm os contribuintes e consumidores sobre a importância da emissão e solicitação de nota fiscal.
Na primeira edição da Operação Jingle Bells, em novembro e dezembro de 2013, foram cerca de 500 lojas vistoriadas, com 181 autos de constatação registrados, e 5.269 veículos vistoriados, com 1.241 autuações nos principais shoppings do Estado.