Noticias

Ceasa Irajá Inaugura Programa que compra alimentos de pequenos agricultores para doar a instituições socioas

alimentos-frescos-aportan-vitaminas_PREIMA20101015_0248_5

A Unidade Grande Rio da Ceasa, em Irajá, iniciou na manhã desta segunda-feira, 15, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), que pela primeira vez na história é executado por uma Central de Abastecimento. O programa já foi lançado em todos os quatro mercados da Ceasa no interior e chega nesta terça-feira, 16, à Unidade Colubandê, em São Gonçalo, inaugurando oficialmente o PAA em todo o Estado. A expectativa é de que o número de produtos adquiridos chegue a aproximadamente 30 toneladas.  Com duração de cinco anos, com possibilidade de renovação por mais cinco, o PAA consiste na compra de alimentos de pequenos agricultores com recursos do MDS para serem doados a instituições socioassistenciais.

O presidente da Ceasa, Sérgio Marcolini, destacou as vertentes do programa: o incentivo à agricultura familiar e o fortalecimento de programas sociais, como o Banco de Alimentos – que desde 2011 distribui a entidades cadastradas frutas, legumes e verduras impróprios para comercialização, mas em perfeitas condições para consumo. Com o reforço, o Banco passará a atender cerca de 300 instituições em todo o estado, aumentando em 50% o número de beneficiados, somando 40 mil assistidos.

O PAA é a garantia de venda para o produtor e por um preço justo. Isso impulsiona a produção e até mesmo a diversificação das lavouras, em um processo diferenciado de incentivo à agricultura familiar. Nossa meta é cadastrar, já no próximo ano, mais de 2 mil agricultores. Com isso, o valor destinado ao programa pode chegar a R$16 milhões – destaca.

Para o produtor Antônio Marcos da Silveira, de Paty do Alferes, a diversificação de culturas é o ponto forte do programa, estimulado pela garantia da compra.  – Em Paty, por exemplo, a maioria dos agricultores plantam tomate, pimentão e repolho. Com o PAA já percebo uma mudança de pensamento. Posso dizer por mim, que já estou avaliando ampliar e diversificar minha plantação – , concluiu comemorando o aumento da renda.

À frente da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (Sedrap) quando o projeto foi idealizado, o deputado estadual Felipe Peixoto também participou do evento. “O PAA é apenas mais um dos projetos de sucesso que foram desenvolvidos durante os últimos quatro anos na Ceasa. Fico feliz de poder ter participado dessa história e por isso fiz questão de estar aqui hoje”, afirmou.