Noticias

Operação Barreira Fiscal e Secretaria de Fazenda do Estado realizam ações em shoppings

2277617

A Secretaria de Fazenda, em parceria com a Operação Barreira Fiscal (OBF), iniciou, na quinta-feira (11/12), uma série de ações em três shoppings da Barra da Tijuca, na Zona Oeste, para combater a sonegação de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) no período que antecede o Natal. Batizada de Operação Jingle Bells, a ação fiscalizou as lojas e as áreas de carga e descarga dos shoppings.

– Nosso objetivo é mostrar que a Secretaria vem cumprindo seu papel de fiscalizador para coibir essa prática. Buscamos ainda conscientizar os contribuintes e consumidores sobre a importância da emissão e solicitação de nota fiscal – explicou o subsecretário de Receita, George Santoro.

No interior do centro comercial, os auditores fiscais também checaram se os estabelecimentos têm inscrição estadual e conscientizaram os contribuintes e os consumidores sobre a importância da emissão e solicitação de nota fiscal. Na área externa, os agentes da OBF verificaram também os veículos, para evitar o trânsito de mercadorias irregulares.


Segundo ano da vistoria

A Operação Jingle Bells teve início no mês passado, em shopping localizado em São João de Meriti, e já passou por cinco estabelecimentos na Barra da Tijuca, dois no Leblon e um em Niterói.

– No período de Natal, o volume de mercadorias aumenta, o que pode ocasionar grande sonegação de impostos – disse o coordenador da Operação Barreira Fiscal, Norberto Bueno.

Este é o segundo ano que a Secretaria de Fazenda e a Operação Barreira Fiscal realizam a ação. No ano passado, foram vistoriadas cerca de 500 lojas. eração