Começou esta semana mais uma das etapas do projeto de ampliação do novo terminal das barcas na Praça Arariboia, em Niterói. A intervenção inclui a troca da cobertura metálica sobre a passarela de acesso às pontes de embarque. Com a melhoria, a área coberta ficará mais ampla, alta e ventilada. A remodelação é uma contrapartida exigida pelo Governo do Estado no contrato de concessão com a CCR Barcas.
A previsão é de que os trabalhos sejam concluídos em 3 meses. A nova cobertura terá 4 metros de altura, o que vai aumentar a capacidade de ventilação e renovação de ar, além de abrigar com conforto os passageiros. O trabalho acontece na antiga estação, que dará lugar a um novo salão de embarque nos moldes do que está atualmente em operação, com ambiente monitorado e refrigerado.
A primeira fase de obras foi concluída em outubro de 2013. Remodelado, o espaço tem ar-condicionado, 24 roletas com leitura de cartão magnético e atende a 4 mil usuários, o dobro da capacidade da antiga estação. O terminal conta com um sistema de monitoramento, composto por 18 câmeras conectadas ao Centro de Controle Operacional da concessionária.
– O sistema passa por um enorme avanço. O Estado adquiriu novas embarcações. Também é importante os investimentos na infraestrutura das estações. As estações Arariboia e Praça XV estão sendo equipadas com ar-condicionado, sistemas de acessibilidade e novas catracas – explicou a secretária de Transportes, Tatiana Carius.