Noticias

Estado do Rio terá mais um plano de contingência para tragédias naturais

A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos instituiu um plano de contingência inédito para atender ao Plano Estadual de Proteção e Defesa Civil. O objetivo é agilizar a tomada de decisões e as ações de auxílio a vítimas de tragédias naturais.

Com a assinatura da resolução n° 610, de 5 de novembro de 2014, a Secretaria passa a contar com estrutura para dar apoio às comissões municipais de Defesa Civil e às secretarias municipais de Assistência Social. As atribuições vão vigorar até março de 2015, podendo ser o prazo prorrogado em caso de necessidade e de persistência de condições meteorológicas adversas.

Com a resolução, fica instituída a Coordenadoria Executiva, que servirá de gabinete de gestão de crises. A meta é permitir que a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos organize os meios existentes para dar suporte à Secretaria de Defesa Civil em situações adversas nas tragédias naturais. Para isso, foram estabelecidos os coordenadores executivos, subsecretários e superintendentes da pasta. São, ao todo, 19 grupos responsáveis pelas áreas de articulação, gestão, transporte e logística, entre outras.

– Em caso de cheias, deslizamentos ou incêndios, estaremos preparados para atuar de imediato, dando suporte à Defesa Civil dos municípios do Rio de Janeiro. Contamos com listas de contatos de autoridades fundamentais para enfrentar os problemas, telefones e um plano especial de mobilização permanente – afirmou o secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, João Carlos Mariano.

A ideia de implantação do plano estadual de contingência foi discutida durante vários meses de 2014 com órgãos competentes no estado e nos municípios.

– Começamos a trabalhar em fevereiro de 2014 no projeto. Nosso trabalho é de logística e já estamos prontos para atuar – disse o secretário.