Cerca de 280 alunos da rede estadual de ensino já foram beneficiados pelo programa Estágio que Rende, criado pelo Estado no ano passado. A iniciativa, desenvolvida pela Secretaria de Educação, tem o objetivo de despertar o potencial dos jovens para o mercado de trabalho, além de oferecer orientação vocacional e incentivar ações voltadas para a educação e a cidadania.
Por meio do projeto, são oferecidas vagas de estágios a estudantes acima de 16 anos que estejam cursando a 2ª série do Ensino Médio regular, tenham bom rendimento escolar e participação de, pelo menos, 2/3 das avaliações bimestrais (Saerjinho).
Os selecionados têm a oportunidade de trabalhar na Secretaria de Educação ou em outros quatro órgãos parceiros do projeto: Detran, Proderj (Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Rio de Janeiro), Secretaria de Segurança e Imprensa Oficial.
Com uma carga de trabalho de 20 horas semanais, os jovens recebem uma bolsa-estágio de R$ 400, auxílio-transporte e alimentação, além de seguro contra acidentes pessoais. O estágio tem a duração de um ano letivo e não pode ser renovado, para não prejudicar a preparação para o vestibular.