Noticias

Programa Prosperar já investiu mais de R$ 6,2 na agroindústria familiar

O programa Prosperar, da Secretaria de Agricultura e Pecuária, já investiu mais de R$ 6,2 milhões para financiar a ampliação e adequação sanitária das instalações de agroindústrias familiares no estado, além da capacitação de técnicos e produtores. O projeto oferece crédito, com recurso do Tesouro Estadual, com juros de 2% ao ano e condições especiais para pagamento.

De acordo com a Secretaria de Agricultura e Pecuária, nos últimos oito anos, mais de 200 agroindústrias foram beneficiadas pelo programa. Empreendimentos nos setores de laticínios, mel e derivados, doces, café, cachaça e água de coco são os mais favorecidos com os recursos do Prosperar.

Entre os produtos com maior visibilidade na agroindústria de base familiar no estado estão o café e a cachaça, premiados em concursos internacionais, além da produção de doces, compotas, geleias e laticínios. A cachaça é mais presente nas regiões Sul e Norte do estado. A Região Serrana produz mel e derivados, doces, geleias, compotas, laticínios e derivados do leite de cabra.

– A agroindústria familiar fluminense vem se firmando pelo padrão de qualidade e por apresentar, como diferencial, uma convivência harmoniosa com o meio ambiente – afirmou o secretário de Agricultura, Alberto Mofati.

 

Empreendedores aprovam o programa

Incentivado pelo Prosperar, o produtor Fábio Lewin, da agroindústria Coco Legal, em Cachoeiras de Macacu, na Região Metropolitana, iniciou sua produção, em 2002, com apenas mil litros/mês. Atualmente, o empreendimento produz 60 mil litros de água de coco por mês.

– Comecei sem investimento nenhum até conhecer o Prosperar. O Estado também incentiva a participação das pequenas agroindústrias em eventos – afirmou Fábio.