Em comemoração aos 44 anos da Fundação Planetário, o Consórcio Construtor Rio Barra- responsável pelas obras da Linha 4 do Metrô entre a Barra e a Gávea- e a Secretaria Municipal de Cultura vão inaugurar, na quarta-feira (19/11), o projeto Estação Educativa. Voltada para crianças de 3 a 7 anos, a iniciativa gratuita engloba uma série de atividades especiais que vão fazer parte das sessões de cúpula, da observação ao telescópio e das visitas guiadas ao Planetário.
No Estação Educativa, as crianças vão percorrer os corredores do Museu do Universo, descobrindo a Astronomia de uma maneira divertida e inesquecível. A visita começa com a distribuição de mochilas espaciais, feitas de garrafas PET. Com uma linguagem lúdica e adequada para a faixa etária, atores e músicos serão os mediadores das atividades. Eles irão mostrar às crianças como a Ciência é importante e está próxima do nosso dia a dia.
Em uma das brincadeiras, o objetivo é chegar ao Sistema Solar desviando dos asteroides. Haverá ainda oficinas de artes, pinturas com bolhas de sabão numa sala em branco, contação de histórias sobre a origem da Via Láctea, mitologia grega e, debaixo de uma árvore, sobre o surgimento das estrelas.
As atividades vão acontecer às terças e quintas para escolas e grupos agendados previamente, e aos sábados, inclusive durante as férias.
Facilidade de acesso
A futura estação do metrô no bairro da Gávea ficará bem próxima ao Planetário. Ela vai beneficiar cerca de 19 mil pessoas por dia, entre moradores da região, alunos da PUC-Rio e o público que frequenta o Planetário.
Durante a implantação da Linha 4 do Metrô, uma obra do Governo do Estado do Rio de Janeiro, o Consórcio Construtor Rio Barra vem desenvolvendo um conjunto de boas práticas e incentivos a projetos culturais, com o objetivo de contribuir também para o desenvolvimento cultural da cidade.
Mais de 300 mil pessoas vão usar a Linha 4 do Metrô
A Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro (Barra da Tijuca—Ipanema) é uma obra do Governo do Estado do Rio de Janeiro e vai transportar, a partir de 2016, mais de 300 mil pessoas por dia, retirando das ruas cerca de 2 mil veículos por hora/pico. Serão seis estações (Jardim Oceânico, São Conrado, Gávea, Antero de Quental, Jardim de Alah e Nossa Senhora da Paz) e aproximadamente 16 quilômetros de extensão. A Linha 4 do Metrô entrará em operação no primeiro semestre de 2016, após passar por uma fase de testes. Será possível ir da Barra a Ipanema em 13 minutos e da Barra ao Centro, em 34 minutos. Os usuários poderão ainda deslocar-se da Barra da Tijuca até a Pavuna, pagando apenas uma tarifa.