Noticias

Hospital Ulisses Guimarães, em Angra dos Reis passa a ser responsabilidade Estadual

O Governo do Estado assinou, na última segunda-feira (10/09), a posse do novo hospital de Angra dos Reis. Construída pelo município, a unidade será gerida pelo Estado e receberá o nome de Hospital Estadual Ulisses Guimarães. Localizada no bairro Japuíba, a unidade tem previsão de ser inaugurada no fim de 2012 e será o maior hospital da região, que conta com uma população de 450 mil pessoas que vivem na Baía de Ilha Grande e entorno.

O secretário Sérgio Côrtes, explicou  lembrando que ainda há planos de treinar uma equipe da unidade para tratar de casos envolvendo acidentes nucleares: – Buscamos uma solução para garantir um melhor acesso à saude por parte da população. A decisão de estadualizar o hospital foi tomada com objetivo de tornar Angra dos Reis um polo de atendimento regional de alta complexidade na área de neurocirurgia, ortopedia, cirurgia cardíaca e terapia intensiva. O hospital será referência para alta e média complexidade nas áreas de neurocirurgia do trauma; ortopedia; cirurgia ortopédica; hemodinâmica cardíaca; cuidados intensivos; suporte em cirurgia geral, torácica, vascular, urológica, bucomaxilofacial e cardiologia. O investimento mensal do Estado com o custeio da unidade é de cerca de R$ 8 milhões.

Com 10 mil metros quadrados de área construída, o Hospital Estadual Ulisses Guimarães vai contar com 169 leitos de enfermaria, cuidados intensivos, semi-intensivos, unidade coronariana, hemodinâmica, cinco salas cirúrgicas e cinco leitos de recuperação pós-anestésica. Além disso, haverá sete consultórios. Foram investidos pela Prefeitura de Angra dos Reis cerca de R$ 53 milhões na construção da unidade e na compra de equipamentos. O hospital vai oferecer exames de tomografia computadorizada, eletroencefalografia, teste ergométrico, ultrassonografia geral com Doppler, ecocardiograma, endoscopia digestiva, radiologia, eletrocardiograma, Holter, entre outros. Serão cerca de 1.300 funcionários e a estimativa é realizar, anualmente, 36 mil consultas, 2.520 internações, 3 mil cateterismos cardíacos e 7.200 tomografias computadorizadas.