
Foi lançado ontem (27/08), concurso para o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão para o cargo de Analista, com chances nas áreas de Assistência Social, Educação, Gestão Social, Previdência e Saúde, Técnico de Políticas Sociais. Ao todo, são 825 vagas, destinadas a candidatos de Nível Superior. Os salários são de R$5.466,53, já com as gratificações. Os candidatos selecionados vão atuar em Brasília, mas vale lembrar que as provas também serão aplicadas no Rio e em outros estados.
Segundo a Escola de Administração Fazendária (Esaf), responsável pela organização do processo seletivo, a primeira prova terá questões de conhecimentos básicos (Língua Portuguesa, Inglês, Gestão de Pessoas, Direito Público, Políticas Públicas, Economia Brasileira Contemporânea e Realidade Brasileira).
A prova está previsto para 18 de novembro, sendo discursiva e contará também a avaliação de títulos que constará nas etapas seguintes. Os locais serão divulgados três dias antes das datas marcadas para os exames, por isso o candidato deve acompanhar pela Internet. O prazo de inscrições começa no dia 3 de setembro e vai até o dia 16 do mesmo mês. Interessados devem preencher requerimento específico, disponível no endereço eletrônico www.esaf.fazenda.gov.br. A taxa de participação é de R$ 100. Podem pedir isenção candidatos de baixa renda, inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal. Para obter o benefício, é necessário preencher o formulário de inscrição pela Internet, no site da banca, e informar o Número de Identificação Social (NIS) atribuído pelo CadÚnico.