Noticias

Baixada Fluminense fica abaixo da média do Ideb

Onze das treze cidades da Baixada Fluminense ficaram com notas abaixo da meta, para o estado, no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), de 2011, que é de 4.5 para anos iniciais do Ensino Fundamental e de 3.3 para os anos finais. Ainda assim, o desempenho este ano na região é melhor que o registrado no Ideb de 2009. A melhor nota ficou com a Escola Municipal Darcy Ribeiro, de Duque de Caxias, que tirou 6.6 nos anos iniciais, contra 2.8, obtido na pesquisa anterior.

A educadora e ex-secretária de Educação de Duque de Caxias, Roberta Barreto receita a qualificação e a valorização do professor como remédio para os problemas da escucação pública. Ela acredita que somente com ofertas de melhor formação e melhores condições de trabalho aos educadores será possível reverter o quadro ruim.

Paracambi e Itaguaí ficaram na terceira e quarta posições, com a média 4,9 e 4.5, respectivamente, nos anos iniciais. Logo abaixo estão Nilópolis (4.4),Duque de Caxias (4.3), Guapimirim (4.3), Seropédica (4.3), Queimados (4.2), São João de Meriti (4.2), Mesquita (4.1), Nova Iguaçu (4.1), Magé (3.9), Beldord Roxo (3.8) e Japeri (3.8). Em Itaguaí, a Escola Municipal Professora Severina dos Ramos de Souza, da Vila Geni, tirou nota 5.7, enquanto o Colégio Municipal Senador Teotônio Vilela, no Centro, alcançou a média 5.6.

A educação precisa ser vista como prioridade, principalmente quando se fala de educação à nível fundamental. É preciso muito mais investimento para que esses números mudem e também um comparativo nos municípios para que as escolas abaixo da média siga um modelo, onde o objetivo fosse transformar os métodos que pelo visto não estão funcionando com os alunos. Vivemos em mudanças constantes no mundo, na sociedade, etc. e nesse sentido a educação necessita urgentemente de mudanças.