O primeiro jogo da Copa do Mundo Fifa Brasil 2014 com feriado integral no Rio (o próximo é em 4 de julho) ocorreu sem maiores transtornos. A chegada e saída de torcedores do Estádio do Maracanã para assistir a Equador e França (0 x 0) foi com trânsito tranquilo, assim como no restante da cidade, com brasileiros e estrangeiros atendendo à solicitação da Prefeitura do Rio de usarem o transporte público para se deslocar. O público no Maracanã foi de 73.749 pessoas.
Durante o jogo, a Guarda Municipal deteve quatro cambistas, que foram flagrados vendendo dois ingressos e estavam com R$ 1.400,00, além de um cartaz com a inscrição “Por favor necessito boletos”. Os casos foram registrados nas 20ª e na 18ª DPs.
Segundo o secretário municipal de Ordem Pública, Leandro Matieli, a decisão do prefeito Eduardo Paes de decretar feriado integral nesta quarta-feira (25/06) teve reflexo positivo no ordenamento da cidade:
– Hoje a Seop utilizou pelo menos 64 agentes no entorno do Maracanã, mas o feriado integral ajudou a melhorar tanto a mobilidade do torcedor quanto a ordem no local. Neste período de Copa do Mundo, mais de 300 veículos já foram levados para o depósito público por estacionarem nos arredores do estádio, o que é proibido desde as 18h do dia anterior ao jogo.
Matieli lembrou ainda que o decreto de 2009 que proíbe a venda de bebida alcóolica no entorno do estádio de duas horas antes até duas horas depois do jogo continua valendo:
– Temos agentes que falam inglês, espanhol e francês para orientar os estrangeiros que não estão familiarizados. Tem gente que não respeita, mas a maioria obedece. Já apreendemos, desde o primeiro jogo no Maracanã, mais de 2000 itens sendo vendidos ilegalmente.
Todo pintado nas cores do seu pais, o médico equatoriano Ivan Robalone, 24 anos, está encantado com o Rio e com as cariocas.
– O Rio é sensacional, tem as praias e as mulheres mais bonitas, a cada cinco minutos me apaixono. A primeira impressão é muito boa, é ótimo conviver com pessoas de diferentes países. Vamos ficar oito dias em Copacabana, mas não quero ir embora nunca mais! Agora só falta a seleção fazer bonito.
E, assim como os oito amigos que vieram ao Rio acompanhar o jogo, ele estava confiante na vitória do Equador:
– Sonhei que íamos ganhar da França, sei que não somos favoritos, mas nada vai nos parar.
Também pintados com as cores da França, dez franceses que chegaram há duas semanas ao Rio estavam mais que felizes em acompanhar o primeiro jogo dos ‘bleus’ na Copa do Mundo.
– Vamos chegar à final ganhando do Brasil na semifinal e seremos campeões mais uma vez. Estamos amando o Rio, mas essa Copa é da França – desculpa-se Ellen Cueff, 25 anos, pela primeira vez no Brasil:
– Viemos pela Copa, mas vamos voltar pelo Brasil. O Rio de Janeiro é maravilhoso!
Após o término da partida entre Equador e França, a Secretaria Municipal de Ordem Pública divulgou os números da operação de ordenamento realizada no entorno do Maracanã. Segundo a Seop, foram detidos 23 flanelinhas e 12 cambistas (dois brasileiros, dois neozelandeses e um norte-americano). Oito deles foram enncaminhados para a Delegacia Móvel, instalada no Maracanã. Os demais, para a 20ª DP (Vila Isabel). Os flanelinhas foram enquadrados por exercício ilegal da profissão, enquanto os cambistas foram autuados por crime contra a economia popular.
Além disso, os fiscais da Seop apreenderam diversas mercadorias com ambulantes irregulares no entorno do estádio, como garradas d’água, refrigerantes, guaraná natural e peças de vestuário.
Também foram rebocados 88 veículos e multados 133 por estacionamento irregular. Em Copacabana, nos arredores do Fifa Fan Fest, foram registradas 122 multas.