Noticias

Economicidade e sustentabilidade são destaques da Arena Deodoro dos Jogos de 2016

A Arena Deodoro é uma das três novas instalações permanentes que serão construídas no Complexo Esportivo de Deodoro para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016. Assim como as demais instalações olímpicas, o projeto é baseado em critérios de economicidade e sustentabilidade. Parte da Região Norte do Complexo, que teve seu processo de licitação encerrado no fim de maio, a Arena Deodoro começa a ser construída no segundo semestre e ficará pronta no primeiro trimestre de 2016.

O consórcio Vigliecca Marobal trabalhou em parceria com a Prefeitura, por meio da Empresa Olímpica Municipal, e com o Ministério do Esporte para desenvolver uma instalação atrativa, que permitisse uma competição de alto nível técnico e, ao mesmo tempo, fosse econômica. O objetivo foi alcançado com um projeto simples, mas que não abriu mão de oferecer aos atletas e ao público um visual moderno e atraente.

O novo ginásio é um galpão metálico, com piso de concreto e uma arquibancada encaixada ao lado. Dos 5 mil lugares que serão utilizados durante os Jogos, apenas 2 mil serão permanentes, o que diminuirá o custo de manutenção. As fachadas principal e de fundos serão construídas com membrana telada de PVC e revestimento em madeira artificial, materiais econômicos e que propiciam aproveitamento máximo de iluminação e ventilação naturais. As laterais serão de madeira plástica reciclada.

O sistema de estruturas metálicas foi escolhido por ser de montagem rápida e o mais indicado para construções com vão grande – o requerimento para as provas de esgrima é de quase 70 metros de comprimento. As peças metálicas serão retas, sem variações de tamanho, e com grande índice de repetição, o que gera economia e facilita a montagem.

Durante os Jogos de 2016, a Arena Deodoro receberá competições de basquete, esgrima em cadeira de rodas e a prova de esgrima do pentatlo moderno. A construção será feita para que, após o evento, o ginásio permita múltiplos usos.

O Complexo Esportivo de Deodoro já existe e, para os Jogos de 2016, passará por adaptações e terá novas arenas (permanentes e provisórias) mais simples do que as do Parque Olímpico, na Barra da Tijuca. Instalações construídas para os Jogos Pan-Americanos de 2007, como o Centro de Tiro Esportivo, o Centro de Hipismo e a piscina do pentatlo moderno passarão por adequações e serão integralmente utilizadas.

Os campos de hóquei sobre grama serão substituídos para atender a requisitos da Federação Internacional da modalidade. Além da Arena Deodoro, apenas o circuito de canoagem slalom e a pista de BMX são instalações permanentes que precisam ser construídas. A pista de montain bike e a arena que receberá o rúgbi e provas do pentatlo serão provisórias.