O Governo do Estado autorizou nesta terça-feira (3/6) a execução de projeto da Cedae para a construção de novo sistema de abastecimento de água em Japeri, na Baixada Fluminense. A intervenção, que custará cerca de R$ 21 milhões, vai beneficiar aproximadamente 50 mil pessoas dos bairros Centro, Nova Belém, Beira Rio, Lagoa do Sapo, Chacrinha, Vila Central, além do distrito industrial de Seropédica.
O projeto prevê a captação de água no Rio Ribeirão das Lajes, a construção de elevatória e adutora de água bruta, além da instalação de uma Estação de Tratamento de Água (ETA) com capacidade para tratar 150 litros por segundo, elevatória, adutora de água tratada e reservatório com capacidade para 5 milhões de litros.
De acordo com o presidente da Cedae, Wagner Victer, a obra, que é uma parceria do Governo do Estado com o governo federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), era uma demanda antiga da população.
– Os 50 mil habitantes do município de Japeri ganharão uma nova fonte de abastecimento, com maior oferta de água e total independência dos mananciais de represas, que são dependentes de chuva. Com isso, terão pleno acesso à água, e os problemas serão minimizados – explicou Victer.