Noticias

Fundação Parques e Jardins faz replantio de palmeiras imperiais

A Fundação Parques e Jardins está realizando o replantio de 32 palmeiras imperiais no bairro do Flamengo. Deste total 15 serão replantadas na Praia do Flamengo, 12 na Rua Paissandu e 5 na Praça José de Alencar. Vale destacar que com essa ação a Fundação concluiu todo o replantio das golas que estavam vazias na Rua Paissandu, uma das mais arborizadas da cidade, atendendo assim a uma antiga reivindicação dos moradores desta tradicional artéria da Zona Sul da cidade.

O crescimento das palmeiras da Rua Paissandu – que são tombadas e imunes a corte – será acompanhado de perto pelos técnicos da Fundação Parques e Jardins que pretende, inclusive, dar tratamento fitossanitário às mesmas visando o pleno desenvolvimento de todas as mudas.

A palmeira imperial (roystonea oleraceae) destaca-se entre as palmeiras mais imponentes e majestosas que conhecemos, compondo o paisagismo de importantes espaços públicos, como jardins botânicos, ruas, praças, avenidas e jardins de museus. Ao contrário do que muitos imaginam não pertence à flora brasileira, sendo encontrada desde o Caribe à Venezula. No Brasil, sua história está diretamente relacionada à chegada da  Família Real Portuguesa no Rio de Janeiro em fuga das tropas francesas de Napoleão.