Noticias

Motoqueiros que trafegavam com placa adulterada na canaleta do BRT em Jacarepaguá são presos

Agentes da Secretaria Municipal da Ordem Pública (Seop) e da Guarda Municipal prenderam seis motoqueiros que trafegavam na manhã desta segunda-feira (02/06) na faixa exclusiva do BRT Transcarioca. Dos seis levados para a 28ª DP (Campinho), um não tinha habilitação e cinco estavam com as placas de suas motos adulteradas. Um dos motociclistas ainda transportava uma criança na garupa sem usar equipamento algum de segurança. Dois automóveis, um deles táxi, foram multados também por usarem as faixas exclusivas do BRT.

Desde as primeiras horas da manhã de hoje, a Seop – em operação de fiscalização e orientação a motociclistas, motoristas e pedestres sobre os riscos de não se respeitar as áreas de circulação exclusiva do BRT Transcarioca- flagrou as graves infrações na rua Cândido Benício, no trecho que compreende as estações Tanque e Praça Seca, em Jacarepaguá.

O trabalho da fiscalização com orientação a condutores de veículos e pedestres em 190 pontos do BRT Transcarioca começou no dia 24/05. A Guarda Municipal atuou de forma lúdica com bonecos e folhetos informativos para mobilizar a população sobre a importância de se respeitar as regras de trânsito na região. Até agora foram rebocados 226 veículos e 430 foram multados nos 39 quilômetros do percurso do BRT Transcarioca. A maioria por estacionamento irregular.

– A fiscalização permanecerá orientando e punindo, se necessário, àqueles que insistirem em desrespeitar as faixas exclusivas do BRT. É preciso a consciência de todos com relação à sinalização e regras de trânsito na região para evitarmos acidentes. O poder público está fazendo a sua parte que é conscientizar e fiscalizar. É preciso que a população faça a sua, respeitando as regras e a sinalização. O BRT é um novo modal que tem como principal objetivo beneficiar as pessoas, reduzindo substancialmente o tempo do trajeto da Barra ao Galeão –  ressaltou o secretário da Ordem Pública, Leandro Matieli.

A Operação da Ordem Pública de Guarda Municipal mobiliza 20 agentes e conta com apoio de policiais do 18ºBPM.