Noticias

Estudo aponta o aumento de câncer de próstata no Brasil

Um estudo publicado na última edição da revista da Associação Europeia de Urologia chamou atenção para o fato de que houve aumento dos casos de câncer de próstata em 32 dos 40 países analisados. O levantamento informou que a média da taxa de novos casos na América do Sul está em 50 por 100 mil habitantes. No Brasil, é de 83 por 100 mil. Segundo o INCA, em 2010, era de 54 a cada 100 mil.

É preciso observar a necessidade de fazer exames e de prevenir a doença. Os exames do toque devem ser feitos a partir de 40 anos, quando se tem histórico de câncer de próstata na família, ou de 45, quando não se tem. A partir dos 50, deve se fazê-lo todo ano, assim como o de PSA, no sangue. Estima-se que os homens tenham 30% de chances de pegar algum tipo de câncer ao longo da vida. Metade desse percentual está relacionado com o câncer de próstata.

O câncer de próstata, segundo levantamentos e estudos vem relacionando seu aumento à obesidade que só vem aumentando no Brasil. O problema maior é que a obesidade vem prejudicando e muito na saúde dos homens, e não só dos homens, mas de todos nós. Consultar um médico periodicamente, consultar um bom nutricionista ou endocrinologista é a melhor decisão para mudarmos os hábitos alimentares e cuidar da saúde.