
Para garantir a qualidade do transporte público na Região Metropolitana do Rio e na Via Lagos, o Governo do Estado está investindo em tecnologia de ponta. Em julho, a Secretaria de Transportes e a Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes (Agetransp) lançam o Sistema de Informações de Transportes (Sitrans) para ampliar a fiscalização e melhorar os serviços de trens, metrôs e barcas. O Sitrans – desenvolvido pelo Proderj – permitirá o envio eletrônico de relatórios com informações como horários, condições de operação e eventuais interrupções da Barcas S/A, MetroRio e SuperVia, além de dados sobre o fluxo de veículos na Rota 116 e na Via Lagos. O sistema será interligado ao Centro de Monitoramento de Concessionárias, que acompanha em tempo real, por meio de câmeras, cerca de 200 estações e pedágios. Com as informações detalhadas, será possível identificar as necessidades do setor e investir em melhorias.
O secretário de Transportes, Julio Lope disse que “o trabalho de fiscalização é fundamental para que sejam reportados os detalhes sobre o dia a dia das operações dos modais de transportes. É muito importante que acompanhemos de perto os efeitos e os resultados dos diversos avanços e investimentos implementados pelo governo no setor.”
A partir do novo sistema, os mais de 1,2 milhão de passageiros dos trens, metrôs e barcas poderão acompanhar o dia a dia dos transportes através da internet. Nos sites da Secretaria de Transportes e da agência reguladora, serão disponibilizados links do Sitrans para que os usuários possam verificar, por exemplo, os horários dos modais.
O sistema já conta com uma Ouvidoria (0800-285-9796). Noventa inspetores da Central (Companhia de Engenharia de Transportes e Logística) e da RioTrilhos fiscalizam os trens, metrôs e barcas de perto. Nas estações, os profissionais verificam desde a temperatura dos vagões e a limpeza dos banheiros até a manutenção dos transportes e os horários de chegada e saída dos modais.
Segundo o conselheiro-presidente da Agetransp, Luiz Barbosa: “Além da tecnologia, contamos com equipes especializadas que acompanham os serviços nas plataformas das estações. Ainda este ano, o quadro de profissionais da agência será ampliado e chagaremos a contar com mais 35 inspetores.”
Publicado em 11 de julho de 2012 às 12:22