Noticias

Eike Batista será investigado pela Polícia Federal

Índice

O Ministério Público Federal no Rio de Janeiro entrou com pedido de inquérito na Polícia Federal (PF) para apurar a suposta prática de crimes financeiros pelo empresário Eike Batista.

“O procedimento tramitará sob sigilo das investigações, razão pela qual não é possível prestar outras informações à imprensa”, disse a PF em nota.

O pedido é feito após as conclusões do relatório da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), encaminhado ao MPF em 19 de março. De acordo com o relatório, há evidências de que Eike, quando ocupava o comando da OGX, tenha cometido três infrações: omissão de fato relevante, manipulação de preços (de ações) e prática não equitativa. O procurador designado para estudá-los encontrou indícios de crime financeiro e enviou a documentação à PF na segunda-feria (7). A procuradoria afirma não poder revelar o nome do provurador devido ao sigilo que envolve o caso. Também não informou qual instância requereu sigilo.

Segundo  noticias divulgadas pela imprensa , Eike Batista e os administradores da petrolífera OGX sabiam da inviabilidade comercial de campos da empresa pelo menos dez meses antes de a companhia declarar a condição, em 1º de julho de 2013, de acordo com investigação da  CVM.a CVM informa que os administradores da OGX falharam ao não divulgar ao mercado informações relevantes.

Ainda segundo o processo, o empresário negociou ações da OGX e da OSX com informações não públicas e potencialmente negativas para ambas, sendo que, ao mesmo tempo, dava declarações otimistas pelo Twitter.

O empresário usou o Twitter, onde tinha mais de 1 milhão de seguidores, para dar declarações otimistas, quando já sabia que seus poços de petróleo eram secos.