Uma operação de combate à desordem, realizada por agentes da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), com o apoio de guardas municipais, neste domingo durante o clássico entre Flamengo e Vasco, primeiro jogo da final do Campeonato Carioca, rebocou 72 veículos e multou 141 por estacionamento irregular no entorno do Maracanã. Durante a ação, os agentes conduziram 23 flanelinhas (18 deles com passagens pela Polícia por furto, roubo e tráfico de drogas) que agiam nas imediações do estádio para a 18ª DP (Praça da Bandeira).
A fiscalização também apreendeu com ambulantes não-autorizados no entorno do Maracanã: 500 cervejas, 126 refrigerantes, 168 águas, 26 ice teas, 90 bandeiras,45 chapéus, dez isopores, cinco carrinhos para transportar mercadorias e dois triciclos.
O objetivo da fiscalização foi coibir o comércio ambulante irregular, o estacionamento em local proibido e inibir o consumo de bebidas alcoólicas nos arredores do estádio, fazendo cumprir o decreto 30.417, de 22/01/2009, que dispõe sobre a proibição do consumo e comercialização de bebidas alcoólicas no entorno do Maracanã duas horas antes e duas horas após o término do evento.