Noticias

José Wilker será velado no Teatro Ipanema

wilker biografia

O velório do ator e diretor José Wilker, que morreu aos 66 anos, após sofrer um infarto na madrugada deste sábado (5), no apartamento da namorada, Claudia Montenegro, em Ipanema, será realizado no Teatro Ipanema, Rua Prudente de Morais, na Zona Sul da cidade. Segundo o produtor e amigo Cláudio Rangel, a cerimônia está prevista para começar por volta das 23h30 deste sábado, de acordo com a liberação do corpo, e seguirá até as 15h deste domingo (6), aberta ao público.

Após o velório, o corpo de José Wilker será levado para o Memorial do Carmo, no Caju, Zona Portuária, no começo da tarde deste domingo (6), onde será cremado a partir das 18h. A cerimônia de cremação será aberta somente para familiares e amigos do ator.

José Wilker nasceu no Ceará, no município de Juazeiro do Norte, em 20 de agosto de 1947. Filho de uma dona de casa e de um caixeiro viajante, mudou-se ainda criança para o Recife. Wilker veio para o Rio em 1967 para estudar sociologia, mas desistiu do curso e passou a se dedicar integralmente ao teatro. Antes disso, no entanto, ele já tinha começado a carreira de ator profissional, integrando o Movimento Popular de Cultura (MPC), do Partido Comunista.

Em sua trajetória, há dezenas de novelas, com papéis marcantes em várias delas, como Roque Santeiro, Anos Rebeldes, Fera Ferida, O Bem Amado, Senhora do Destino e Amor à Vida, seu último papel nos folhetins da TV Globo. Entre os 40 filmes de que participou, Dona Flor e Seus Dois Maridos, Xica da Silva e O Homem da Capa Preta estão entre os mais lembrados, além de Bye Bye Brasil.

Wilker também se destacou em minisséries, como JK e Gabriela, e, nos últimos anos, era comentarista da cerimônia do Oscar na transmissão da Rede Globo.