
A Agência Federal de Investigação dos Estados Unidos (FBI) ministra curso sobre mecanismos de detecção de lavagem de dinheiro para 40 policiais civis e militares. O curso, que se encerra nesta sexta-feira (04/04), às 11h, na Acadepol, apresenta os conceitos de lavagem de dinheiro, bem como as novas tendências e métodos utilizados tanto por organizações criminosas quanto por organizações terroristas. Além de aprimorar seus conhecimentos, os policiais terão ainda a capacidade de discutir, avaliar e implementar boas práticas regulatórias e mecanismos de detecção utilizados por redes financeiras formais e informais.
A capacitação é fruto de um convênio entre a Secretaria de Estado de Segurança (Seseg), por meio da Subsecretaria de Educação, Valorização e Prevenção (SSEVP), e a Embaixada dos Estados Unidos, que já ofereceu mais de dez cursos para policiais do Rio, entre eles, Entrevista e Interrogatório, Gerenciamento de Grandes Eventos e Investigação de Crime Organizado.
Entre os policiais que passaram pela capacitação, com duração de uma semana, há policiais do Núcleo de Combate a Corrupção e Lavagem de Dinheiro, da Polícia Civil, da Corregedoria Interna da Polícia Militar, Delegacias de Polícia Judiciária Militar e Coordenadoria de Inteligência da Polícia Militar.