Para chegar ou sair da Barra da Tijuca, os trens da Linha 4 do Metrô (Barra da Tijuca – Ipanema) vão passar por uma ponte estaiada, que vai ligar a Estação Jardim Oceânico aos túneis que trafegam por dentro da rocha do Morro do Focinho do Cavalo, na Barrinha. A ponte de concreto, suspensa por cabos de aço, começou a ser construída em fevereiro e passará sobre a Lagoa da Tijuca.
Com 417 metros de comprimento, incluindo trechos dos elevados de transição para a galeria subterrânea e túnel, a ponte terá 13,9 metros de largura e duas vias, uma para as composições que seguirão no sentido Barra, e a outra em direção à Zona Sul.
Os trens vindos da Zona Sul sairão do túnel e chegarão à Barrinha pela ponte estaiada, seguindo pela superfície até a Avenida Armando Lombardi, onde farão o “mergulho” para acessar a estação, que será subterrânea.
Obras já começaram.
As fundações começaram a ser construídas no mês passado. O canteiro de apoio às obras já foi instalado no Jardim Oceânico em uma área de cerca de 13 mil metros quadrado, onde existia a comunidade Vila União. Para viabilizar o projeto, 76 imóveis foram desapropriados e as famílias e comerciantes, indenizados e realocados. Às margens da Avenida Armando Lombardi, serão erguidos dois pilares inclinados e paralelos de 76 metros de altura, onde serão ancorados os cabos de sustentação.