
A Secretaria de Conservação realiza serviços de revitalização e pintura dos Arcos da Lapa. O projeto é executado pela Gerência de Monumentos e Chafarizes, com acompanhamento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), e tem investimento de R$ 1,3 milhão.
A primeira fase dos trabalhos foi a montagem dos andaimes que darão acesso ao monumento e já foi concluída. Logo em seguida, a equipe composta por 20 funcionários iniciou serviços de raspagem de trechos danificados, recuperação das partes com argamassas soltas, aplicação de cal e, por fim, pintura.
A última restauração dos Arcos da Lapa ocorreu em 2011 e envolveu uma equipe multidisciplinar do Iphan, da Seconserva, da Rioluz, além de uma parceria com a iniciativa privada. Por meio do Programa Nacional de Apoio à Cultura, o investimento teve apoio da Lei Rouanet. Criado como um aqueduto no século XVIII, em 1726, o monumento é um dos cartões-postais do Rio de Janeiro, tem 64 metros de altura e 270 metros de comprimento.