
Guardas municipais do Grupamento de Defesa Ambiental (GDA) resgataram um filhote de jacaré de papo-amarelo, na tarde da última terça-feira (25/03), em um canteiro de obra da Transcarioca, em Jacarepaguá. Os guardas integram a equipe da Patrulha Ambiental — também formada por fiscais da secretaria municipal de Meio Ambiente — e foram acionados por meio da Central 1746, da Prefeitura do Rio. Este já é o quinto resgate de jacarés realizado neste ano pelos guardas na região.
O resgate aconteceu na Av. Canal Arroio Pavuna. Segundo funcionários da obra, o animal foi encontrado no meio dos materiais utilizados na construção. Assim que a equipe da Patrulha Ambiental chegou ao local, retiraram o animal de um tonel e fizeram avaliações iniciais. O jacaré resgatado mede aproximadamente 90cm e como estava em boas condições físicas, foi encaminhados para o Parque Natural Municipal do Marapendi, onde foi realizada a soltura.
Vizinhos inusitados
Com a ação de hoje, já chega a cinco o número de jacarés resgatados pelos guardas municipais na Zona Oeste, desde fevereiro. Os guardas observaram crescimento no aparecimento desse tipo de animal na região. No ano passado, foram realizados dez resgates de animais dessa espécie em toda a cidade.
Dos resgates desse ano, três aconteceram dentro de um condomínio, localizado no Recreio dos Bandeirantes. O primeiro vizinho inusitado apareceu no dia 19 de fevereiro e foi resgatado dentro de um chafariz. Na semana passada, o condomínio acionou novamente a Guarda Municipal para resgatar mais dois jacarés. A ação foi realizada em conjunto com o Corpo de Bombeiros. O quarto resgate aconteceu neste domingo, dia 23, na Vila Militar.
Na maioria dos casos, os guardas foram acionados pela Central 1746. A população também pode acionar a Patrulha Ambiental, por meio da central, ao flagrar animais silvestres em área urbana ou em qualquer situação de risco fora do seu habitat. O manuseio não é aconselhável, pois pode agravar qualquer lesão que os animais apresentarem.