

O Detran está reciclando veículos abandonados em seus depósitos. Atualmente, os espaços são ocupados por mais de 31 mil carros, 25,4 mil dos quais considerados inservíveis. O objetivo desta ação, segundo o presidente do órgão, Fernando Avelino, é promover a melhoria do meio ambiente e otimizar espaços para armazenamento de unidades apreendidas. Por questões de segurança, o carro, antes de ser prensado, passa por um processo de remoção de fluidos para evitar explosões.
Sucata ferrosa será aproveitada
O primeiro leilão para a realização das prensas aconteceu em dezembro. Na ocasião, ficou determinada a reciclagem de 5,4 mil carros e motos considerados inservíveis, o equivalente a 50% dos veículos então armazenados nos pátios de Itaboraí e Santa Cruz da Serra, em Duque de Caxias. A prensagem das carcaças resultará na formação de 1,2 mil tonelada de sucata ferrosa.
O serviço nos depósitos de Itaboraí e Santa Cruz da Serra será realizado até o fim de maio. Um outro leilão já está sendo providenciado e incluirá os veículos inservíveis armazenados nos pátios de Barra Mansa, Campo Grande, Curicica, Duque de Caxias, Niterói, Nova Iguaçu, Santa Isabel e São Lourenço.