Policiais da 45ª DP (Complexo do Alemão), Delegacia de Combate às Drogas (DCOD), de Homicídios da Capital (DH) e Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE), com o apoio de PMs da UPP Nova Brasília, realizaram, na última segunda-feira (10/03), uma operação, no Complexo do Alemão.
A ação tinha como objetivo cumprir mandados de prisão contra criminosos apontados como autores dos ataques à 45ª DP e à base da UPP, ocorridos nos dias 28 e 29 de janeiro.
Foram presos Paulo Philipp Alves Silva, conhecido como Philipinho, gerente do tráfico da praça do terço, Kleyton da Rocha Afonso, gerente do tráfico do chuveirinho, que comandou os ataques, e Cesar Silva Lima, conhecido como Cesinha, que segundo investigações, jogou a granada que atingiu a delegacia, e um menor foi apreendido. Também foram cumpridos mandados de prisão contra Halan Marcílio Gonçalves, traficante de Nova Brasília, Vinicius Cruz de Macedo, que já estava em um presídio, e Marcondes Gomes de Oliveira, segurança do teleférico que dava informações aos traficantes sobre os policiais.
Durante a ação, os agentes procuraram por Igor Cristiano de Freitas, conhecido como salgadinho, apontado acusado da morte do soldado Paes Leme. Igor não foi localizado, mas em sua casa um menor de 17 anos, apontado por PMs com um dos criminosos que atacou a base da UPP, foi apreendido em flagrante por associação para o tráfico. A DH investiga a participação do adolescente durante o ataque.