Noticias

Piraí ganhará escritório da FIPERJ nesta quarta (12/03) para atendimento à pescadores

A Secretaria de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (Sedrap) inaugura nesta quarta-feira (12/03), às 16h, mais um escritório regional da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj). Com sede na Avenida Guadalajara, 125, no Centro de Piraí, a nova unidade – segunda das sete a serem implantadas até o fim de março – vai atender pescadores e produtores rurais dos dez municípios do Médio Paraíba, possibilitando que o escritório existente em Rio das Flores sirva exclusivamente como Estação de Produção de Peixes.

A novidade se deve à ampliação do quadro funcional da Fiperj, órgão vinculado à Sedrap, que esteve à frente das ações para garantir a aprovação da Lei nº 6689/14, que fixa em 91 os cargos de nível superior do quadro efetivo da Fundação. Com os novos escritórios, a Fiperj passará a operar com 17 frentes avançadas, sendo um centro de pesquisas, a Escola de Pesca, o Telecentro Pesca Maré, 12 escritórios regionais e duas estações de produção de peixes, uma delas funcionando também como escritório.

Outros escritórios

Os escritórios regionais são fundamentais para a ampliação dos trabalhos de pesquisa e apoio a pescadores e produtores rurais desenvolvidos pela Fiperj, que até ano passado, além da sede no Centro de Niterói (hoje o Escritório Regional Metropolitano), operava precariamente com apenas um centro de pesquisa em Guaratiba e duas unidades de produção de peixes no interior: Cordeiro e Rio das Flores. Mas o concurso público de 2012 possibilitou a expansão das ações da Fundação, que conta agora com um escritório na Costa Verde (Angra dos Reis), um no Noroeste (Santo Antônio de Pádua) e um no Norte (Campos). Até o fim do mês, será inaugurado o novo escritório da Baixada Litorânea (Cabo Frio), com o aumento do quadro da Fiperj possibilitando a implantação de reforço de mais um escritório no Noroeste (em Itaperuna), um no Norte (Macaé) e um na Região Metropolitana, em Duque de Caxias.

Expansão

Ainda dentro do processo de expansão, o escritório da Região Serrana terá sede em Nova Friburgo, com o atual, em Cordeiro, passando a funcionar como sede do Centro-Norte do Estado e estação de produção de peixe.