Noticias

Segundo Inmet, domingo (16/02) deverá ser chuvoso na maior parte do Rio

Depois de um dia com céu nublado, temperatura mais amena e pancadas de chuva fraca em áreas isoladas do Rio, a meteorologia indica que o domingo (16/02) será chuvoso na cidade. A previsão é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O órgão informou que entre a madrugada e a manhã o céu estará parcialmente encoberto, com pancadas de chuva em algumas áreas. Para a tarde e noite é previsto céu totalmente encoberto, com pancadas de chuva e trovoadas na maior parte da cidade.

Desde 17 de janeiro não havia registro de chuva significativa no Rio. Neste sábado (15), até as 20h, o Alerta Rio informou que choveu moderadamente em Bangu, Santa Cruz, Campo Grande e Mendanha, todos na Zona Oeste da cidade.

Ainda segundo o Inmet, as temperaturas deverão cair ainda mais na capital fluminense. Depois de semanas de intenso calor, a temperatura máxima para o domingo não deverá ultrapassar 26°C e a mínima prevista é de 17°C, segundo o órgão.

Recordes de calor
O verão 2014 tem sido escaldante no Rio. De acordo com o Inmet, o Rio está mais quente que o Piauí e que todas as outras capitais do país e enfrentou o janeiro mais quente e seco dos últimos 30 anos.

A cidade registrou três recordes de calor desde o começo do ano. Em 4 de fevereiro, os termômetros chegaram a 40,8°C, com sensação térmica de 57°C, conforme medição do Inmet em Santa Cruz, na Zona Oeste. No dia anterior, também em Santa Cruz, a máxima registrada foi de 40,6°C. O maior registro anterior deste ano foi feito em 3 de janeiro, quando os termômetros marcaram 40,3°C na Vila Militar.

Segundo o Inmet, a temperatura mais alta já registrada no Rio é também a maior do Brasil. O registro foi em 14 de Janeiro de 1984, quando o calor chegou a  43,2°C.

Fonte: G1