Noticias

Governo inaugura sede provisória da Divisão de homicídios da Baixada Fluminense

O Governo do Estado inaugura nesta quarta-feira (29/01), às 10h, a sede provisória da Divisão de Homicídios (DH) Baixada. O projeto da unidade – implantada em prédio cedido pela Cedae, na Rua Floripes da Rocha, 42, em Belford Roxo – vai desafogar o trabalho das delegacias distritais dos municípios da Baixada Fluminense, que passarão a se dedicar às investigações de outros tipos de crimes.

O projeto é do Grupo Executivo do Programa Delegacia Legal – órgão vinculado a Secretaria de Obras –, e as obras coordenadas pela Secretaria de Governo (Segov). O prédio definitivo para a Divisão de Homicídios da Baixada será construída no terreno ao lado da Delegacia Legal de Belford Roxo, com investimentos de R$ 8.488.626,07.

A unidade policial provisória contará com dois módulos e uma área total de 2.842 metros quadrados, sendo distribuído em 172,75 metros quadrados no 1º pavimento e 194,30 metros quadrados no 2º pavimento no prédio existente, cedido pela Cedae. Já a área do prédio construído utilizando o sistema modular industrializado terá 218 metros quadrados no 1º pavimento e 209,25 metros quadrados no 2º pavimento. A Divisão também passará a contar com 55 vagas de estacionamento.

A sede da Divisão de Homicídios da Baixada conta com 58 postos de trabalho distribuídos nos setores de inteligência policial, de busca eletrônica, de rastreamento de munição, de perícia papiloscópica e criminal, além de uma base operacional com homens trabalhando diariamente para agir como polícia especial.

A Delegacia de Homicídios tem o conceito é semelhante ao de uma delegacia legal distrital, onde o cidadão tem o primeiro contato com o policial, presta esclarecimentos, faz o registro de ocorrência para que seja dado seguimento à investigação. O Serviço de Cartório dedica-se a auxiliar às investigações e incorpora também os serviços de cartório e administração. Grupos de Investigação que trabalharão 24 horas por dia.

O Serviço de Descoberta de Paradeiros será destinado à busca de pessoas desaparecidas ou com suspeita de envolvimento nos casos investigados. Já para o serviço de Busca Eletrônica será composto pelas salas de escuta, degravação e inteligência policial. Na sala do Serviço de Perícia serão analisadas as provas existentes, produzindo laudos que subsidiarão as investigações.

Governo vai construir três Delegacias de Homicídios

O Governo do Estado vai investir cerca de R$ 28.263.552,41 na implantação de três prédios para abrigar em definitivo as Delegacias de Homicídios da Capital, Baixada Fluminense e Niterói. A implantação destas unidades é mais uma etapa do projeto de modernização da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, já que todos os prédios funcionarão com investigação e perícia criminal.

Cada nova unidade terá 2.400 metros quadrados distribuídos em seis andares. As Delegacias de Homicídios, que estarão inseridas no Programa Delegacia Legal, terão 100 postos de trabalho cada. As obras da DH da Capital e DH Baixada já foram iniciadas e estão em fase de levantamento topográfico e sondagem. O prazo estimado para as obras será de oito meses.

A DH da Capital será construída no Recreio dos Bandeirantes ao lado do 31º BPM, a da Baixada Fluminense no terreno ao lado da Delegacia Legal de Belford Roxo e a de Niterói no terreno onde funcionava o 4º GCAM (Grupo de Companhias de Administração Militar) no Barreto.