Noticias

Hospitais e UPAs da Secretaria de Saúde terão funcionamento normal durante o período de Ano Novo

Os hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da Secretaria de Saúde terão funcionamento normal durante o período de Ano Novo. A escala de plantão dos médicos de cada unidade pode ser verificada no site do órgão (www.saude.rj.gov.br). Vale lembrar que as UPAs só atendem casos de urgência e emergência de baixa complexidade, por isso os médicos que atuam nas unidades são clínicos gerais e pediatras, não havendo profissionais de outras especialidades.

Medicamentos e exames

A Rio Farmes, central de medicamentos especializados da Secretaria de Saúde, não funciona nos dias 31 de dezembro de 2013 e 1º de janeiro de 2014. Como a entrega de todos os medicamentos é previamente agendada com os pacientes, a Rio Farmes preparou um esquema especial de agendamentos no mês de dezembro para que nenhuma pessoa fique sem o remédio que recebe na unidade.

O Centro de Diagnóstico por Imagem do Governo do Estado – o Rio Imagem – também não funcionará nos dias 31 de dezembro de 2013 e 1º de janeiro de 2014. Para compensar esses dias, foram agendados ao longo de dezembro exames em horários extras oferecidos aos pacientes aos sábados e domingos. A média mensal de exames será mantida.

O Instituto Vital Brazil informa que nos dias 31 de dezembro de 2013 e 1º de janeiro de 2014, as unidades do Programa Farmácia Popular do Estado não funcionarão. Os usuários poderão antecipar suas compras para 30 de dezembro.

Unidades móveis

Os serviços de tomografia computadorizada e ressonância magnética móveis também entram em recesso nos dias 31 de dezembro de 2013 e 1º de janeiro de 2014. Neste momento, uma das tomografias computadorizadas encontra-se em Nova Iguaçu. Já a ressonância magnética está em Três Rios.

Câmara de Litígios

A Câmara de Resolução de Litígios de Saúde (CRLS) entra em recesso de 20 de dezembro de 2013 até o dia 6 de janeiro de 2014, devido à suspensão das atividades do Poder Judiciário nesse período. Contudo, os casos considerados de urgência serão atendidos normalmente na Defensoria Pública da União, de 10h30 às 17h30, e na Defensoria Pública do Estado, em esquema de plantão.