Noticias

Projeto Mãe Coruja começa a ser implementado em hospitais do Rio

1

Desde novembro, todas as mães que dão à luz no Hospital Estadual Rocha Faria, em Campo Grande, recebem kit com enxoval completo. A bolsa do Projeto Mãe Coruja vem com 11 peças, entre elas: roupinhas de algodão, toalha de banho e trocador. No início do próximo ano, mais quatro maternidades do Governo do Estado vão aderir à iniciativa.

Na próxima etapa do projeto, as novas mamães vão receber uma camisola que facilita e propicia conforto e preserva a puérpera durante a amamentação. Além disso, haverá uma roupa especial para identificar o pai que quiser acompanhar o nascimento do filho.

Mãe Coruja na Baixada

A saúde da gestante da Baixada Fluminense ganhou um grande incremento do Governo do Estado em agosto de 2013. O Programa Mães da Baixada reúne um conjunto de medidas que tem por objetivo melhorar o atendimento prestado pelas unidades municipais de saúde e as conveniadas pelas prefeituras às grávidas da Baixada Fluminense. Os municípios da região receberam ambulâncias para facilitar o transporte das mulheres em trabalho de parto.

Outras das ações são a qualificação de leitos de baixo risco na região por meio do pagamento de um incentivo pelos partos realizados em unidades em Queimados, Belford Roxo e São João de Meriti. As unidades contempladas são a Casa de Saúde Bom Pastor, Hospital Nossa Senhora da Glória e Associação de Caridade São João de Meriti. Estão previstos investimentos mensais de mais de R$ 750 mil pelo Governo do Estado somente nesta ação.