Policiais da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) localizaram, nesta segunda-feira (09/12), grande quantidade de lixo hospitalar armazenado irregularmente em uma residência, no município de Belford Roxo. No local, uma pessoa foi presa pela prática de crime ambiental.
A partir de uma denúncia anônima, os agentes foram até o número 216 da Rua Nicarágua, em Belford Roxo, onde constataram a veracidade das informações. No quintal da casa, os agentes descobriram um depósito de lixo infectante, como seringas, amostras de sangue, diversos remédios com o prazo de validade vencido, além de curativos, gazes e mangueiras de soro.
Com base nas informações, os policiais localizaram o dono da casa, Ademir da Silva, que contou trabalhar como motorista de caminhão para a empresa Ramar Diesel, responsável por coletar lixo residencial e hospitalar no município de Belford Roxo.
Ademir revelou que, há cerca de duas semanas, danificou a caixa de marcha do veículo e seu patrão, que disse se chamar Fábio, um dos sócios da empresa, para minimizar o prejuízo sofrido, combinou com o motorista que fosse armazenada, na casa, aquela quantidade de resíduos infectantes recolhidos do Hospital da Mulher de Belford Roxo e da UPA do Bom Pastor, também em Belford Roxo.
O Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE) periciou o local e constatou que aquele tipo de resíduos infectante estava depositado em local inadequado em desacordo com as exigências legais, podendo causar danos ao meio ambiente e à saúde humana.
Ademir foi encaminhado à sede da especializada e autuado por crime ambiental, assumindo o compromisso de dar destinação adequada aquele tipo de resíduos hospitalar.
O delegado José Fagundes de Rezende, titular da DPMA, instaurou outro procedimento para apurar possíveis irregularidades e destinação final e coleta do lixo infectante no município de Belford Roxo, ouvindo o representante do município, diretores da UPA e hospitais geradores daquele tipo de resíduos infectantes.