
As emissoras de TV poderão concorrer diretamente às verbas do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) em uma nova linha de incentivo criada pela Agência Nacional do Cinema (Ancine).
O órgão deve divulgar nos próximos dias um edital com ênfase no Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Audiovisual Brasileiro (Prodav), que trará linhas novas que vão contemplar pilotos, núcleos de criação e emissoras, que poderão propor projetos sem a necessidade de triangulações com produtoras independentes, como nos editais anteriores.
Os canais vão captar recursos diretamente junto ao Fundo Setorial de Audiovisual para produções de atrações, incluindo novelas.
Até a criação dessa linha, o Prodav não contemplava as emissoras diretamente, apenas com produtoras independentes envolvidas no projeto. As novas categorias devem engordar a verba do FSA.
O comitê gestor do Fundo Setorial, que distribui recursos para projetos audiovisuais, liberou R$ 55 milhões em 2012 para projetos de TV.
Boa parte do dinheiro vem de taxas arrecadadas no mercado de telecomunicação e cinema. Cabe à Ancine selecionar projetos que receberão o incentivo. O órgão não comenta sobre as novas linhas do Prodav.
O Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) é um fundo destinado ao desenvolvimento articulado de toda a cadeia produtiva da atividade audiovisual no Brasil. Criado pela Lei nº 11.437, de 28 de dezembro de 2006, e regulamentado pelo Decreto nº 6.299, de 12 de dezembro de 2007, o FSA é uma categoria de programação específica do Fundo Nacional de Cultura (FNC).