Destaques

Aeroporto Santos Dumont adota novo sistema que diminuirá as viagens Rio-São Paulo

242_1Santos_Dumont

O aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, terá a partir desta segunda-feira (02/11) um novo sistema que diminuirá o tempo gasto na ponte aérea Rio-São Paulo. O tempo de voo entre o aeroporto de Congonhas e o aeroporto carioca, que antes era de 44 minutos, passará a ter 36 minutos – uma economia de oito minutos.

Além disso, aviões provenientes de Guarulhos, Viracopos e Brasília demorarão, respectivamente, 7, 8 e 3 minutos a menos para chegarem ao aeroporto do Rio de Janeiro.

O sistema, anunciado pelo ministro Moreira Franco, titular da SAC (Secretaria de Aviação Civil), ampliará a possibilidade de pousos em condições adversas, como nevoeiro, chuva forte, etc. “É mais um passo que damos no nosso compromisso de entregar ao Brasil um transporte aéreo do século 21, que ofereça cada vez mais conforto, segurança e agilidade aos passageiros e às empresas que os transportam”, disse Franco.

A tecnologia utiliza o conceito da navegação baseada em desempenho (conhecida pela sigla RNP, em inglês). Ela requer a instalação de dispositivos específicos na aeronave, treinamento da tripulação e adequação do controle da navegação aérea para ampliar a precisão das operações de descida.

Atualmente, ao iniciarem seus procedimentos de chegada ao destino, para posteriormente aterrissarem, as aeronaves são guiadas por sinais enviados por antenas em terra, o que as obriga a se aproximarem dessas estruturas. Consequentemente, a orientação dos passos finais da viagem fica “menos reta”, e outro inconveniente é que por esse modelo os aviões são obrigados a usarem mais suas turbinas, o que aumenta a poluição oriunda dos mesmos.

Com o RNP, os desvios são praticamente eliminados – o que faz cair o tempo de deslocamento – e aumenta a economia de combustível. “A isso se soma o fato de que os problemas criados pela falta de visibilidade ficam quase que totalmente mitigados”, acrescentou o ministro.

A partir da segunda quinzena de dezembro, Galeão, Guarulhos, Congonhas e Campinas também utilizarão o sistema.

Fonte: Yahoo Notícias