
A Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio) informa que as inscrições para o projeto “Adestrador Solidário” estarão abertas até esta sexta-feira (29/11). A iniciativa, pioneira na Corporação, tem o objetivo de ensinar técnicas de adestramento para crianças de 10 à 14 anos da comunidade da Mangueira, vizinha à base do Grupamento de Cães de Guarda (GCG) da Corporação. Para essa primeira experiência foram abertas 20 vagas.
Os principais pré-requisitos são que as crianças tragam seu próprio animal de estimação, sejam moradoras da comunidade, estejam matriculadas e sejam estudantes assíduos de escolas públicas. Além disso, antes de iniciar o curso será feito um trabalho de vermifugação e avaliação dos animais, realizado pelos veterinários da Guarda. Caso um animal apresente um comportamento antissocial em relação ao convívio com outros bichos e crianças, não poderá participar do curso.
As aulas serão ministradas pela equipe de instrutores do Canil da Guarda, que também costumam atuar em apresentações de Showdog e na Cinoterapia. O objetivo do projeto é proporcionar às crianças a possibilidade de criar seus animais de forma correta e responsável e também estimular a cidadania. O contato com os cães e as técnicas de adestramento permitem trabalhar sentimentos de solidariedade, cooperação, paciência, disciplina, respeito às regras e ao próximo e trabalho em equipe.
O curso terá duração de três meses e as aulas acontecerão duas vezes por semana, com matérias práticas e teóricas, no campo de futebol que fica em frente à UPP da Mangueira e no auditório do Instituto de Medicina Veterinária Jorge Vastman, que também fica localizado no bairro.
Os alunos aprenderão questões como higiene, saúde, noções de adestramento, posse responsável, que também serão colocadas em prática, com diversas oficinas, como a do “Dia do Banho”, onde será trabalhada a sensibilidade através do banho e rasqueamento, que é a popular escovação. Os alunos ainda receberão Kits de limpeza e material didáticopara as aulas.
O projeto foi criado pela guarda municipal Ana Cristina Bittencourt. A agente tem treze anos de serviços prestados à GM-Rio, sendo 12 deles dedicados ao Canil. Lá, ela se tornou instrutora certificada pelo Exército Brasileiro e outras forças armadas. Pode-se dizer que Ana Cristina desenvolveu o projeto para unir duas paixões: o cuidado com os cães e o carinho pelas crianças.