
Neste domingo (24/11), 40 equipes da operação volante do Programa Lixo Zero, com o apoio de dois ônibus e dois veículos de supervisão, estarão na Praia de Copacabana fiscalizando a limpeza e multando quem jogar lixo no chão. A operação acontecerá entre o calçadão e a areia, das 9h às 19h.
A iniciativa tem como objetivo tornar a Lei de Limpeza Urbana 3273/2001 efetiva, além de conscientizar a população da importância de não jogar lixo nas ruas, praias, praças e demais áreas públicas, melhorando a qualidade de vida no Rio e visando um verão mais saudável.

Desde o início do Lixo Zero em 20/08/2013, mais de 16 mil pessoas já foram multadas nos bairros onde o programa foi implantado e nas blitzes, que frequentemente acontecem pela cidade.
A Comlurb já verifica a redução de 50% do lixo jogado no chão, nos bairros onde o programa já foi implantado e onde estão sendo realizadas as blitzes. Uma nova dinâmica do trabalho dos garis já se faz notar nas áreas cobertas com a fiscalização do Lixo Zero. Eles estão varrendo menos e esvaziando mais vezes as papeleiras. A quantidade de lixo não diminui com a fiscalização do Programa Lixo Zero, o que diminui é o lixo descartado irregularmente no chão. E, consequentemente, aumenta a quantidade nas papeleiras, pois as pessoas já estão tendo maior cuidado com os resíduos.
O Programa Lixo Zero prevê a aplicação de multas que vão de R$ 98,00 a R$ 3 mil para quem sujar a cidade. Inicialmente os recursos serão utilizados para custear a operação e posteriormente no incremento da limpeza urbana.