Nesta terça-feira (19/11), a Baixada Fluminense recebeu a primeira Central de Interpretes de Libras (CIL) do estado do Rio, no município de Queimados. Esta CIL de Queimados é a terceira implantada no Brasil. Quatro intérpretes, um coordenador e um motorista compõem a equipe de trabalho da central. A segunda central do estado será inaugurada em Três Rios nos próximos meses. Atualmente, Rio Grande do Sul e Paraíba são os outros dois estados que contam com o mesmo equipamento.
Um link será criado no site da secretaria para ser acessado pelos deficientes auditivos, que, a partir de uma webcam, poderão ver as intérpretes.
O secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, Zaqueu Teixeira, explicou a escolha da localidade:
– Queimados vem apresentando os requisitos para receber esses projetos, tanto que, além da Central de Interpretação de Libras, ainda neste ano receberá o Centro de Referencia LGTB e uma sede do Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM). Deste modo, o município que já é uma referência, vai crescer cada vez mais na área social – disse o secretário.
A central, que atenderá toda a região metropolitana, conta com mobiliário, impressora, aparelho de telefone, computadores e webcam de alto desempenho, além de um veículo para atendimentos que demandem deslocamentos. O local fará o atendimento virtual, por meio de chat de comunicação, em que o intérprete se comunica com o surdo à distância, através de webcam e também presencial, para agendamento e o acompanhamento a consultas médicas, audiências e agências bancárias. A central foi instalada na sede da Secretaria de Direitos Humanos e Promoção da Cidadania, que fica à Rua Otília, N° 1495 – Centro. O expediente se dará de segunda à sexta, das 8h ás 18h.