Um convênio firmado entre a Prefeitura de Teresópolis, e o Governo Federal vai oferecer cursos gratuitos de capacitação, com foco no incentivo à autonomia econômica e ao empreendedorismo feminino. O “Projeto Florescer” visa a sustentabilidade, autoestima e melhoria de vida da mulher e de sua família. A iniciativa prioriza a inclusão no mercado de trabalho das mulheres em situação de desemprego e baixo poder aquisitivo.
São quatro cursos de qualificação voltados para a área do turismo: garçonete em meios de hospedagem; camareira em meios de hospedagem, organizadora de eventos e produção de eventos sociais e recepcionista em meios de hospedagem. Todos serão ministrados pela Fundação Educacional Serra dos Órgãos (Feso), que venceu o processo de licitação realizado pela prefeitura.
Com carga de 200 horas, os cursos contarão com noções de cidadania e emprendedorismo, apresentação pessoal, noções de inglês e de informática, além dos conteúdos específicos. As alunas inscritas receberão passagem para garantir o transporte e a freqüência. A aula inaugural acontece na próxima segunda-feira, 25, às 14h, na FESO (Avenida Alberto Torres, 111 – Alto).
“Nosso objetivo é preparar as mulheres para entrar no mercado de trabalho para que elas alcancem sua independência socioeconômica, melhorando, assim, sua autoestima. Para tanto, procuramos implementar políticas sociais que venham ao encontro dos anseios das mulheres em nosso município”, declarou Alessandra Rosa, primeira-dama e secretária dos da secretaria do Direitos da Mulher.
Fonte: G1