Mais uma unidade da Fábrica Verde será inaugurada, nesta terça-feira (19/11), no Complexo de Manguinhos e Jacarezinho, pela Secretaria do Ambiente (SEA). Lançado em 2011, o projeto já capacitou em reciclagem de computadores cerca de 1.500 jovens e adultos das comunidades do Complexo do Alemão, Rocinha e Morro da Chacrinha/Salgueiro, na Tijuca.
A nova Fábrica Verde conta com o patrocínio da Petrobras e terá a Bio-Rio como realizadora do projeto, numa parceria de cooperação técnica.
Participarão da solenidade de inauguração, entre outros, o secretário do Ambiente, Carlos Minc, a superintendente de Território e Cidadania da SEA, Ingrid Gerolimich, e o gerente-executivo de Responsabilidade Social da Petrobras, Armando Tripodi.
O novo curso oferece 120 vagas em cada turma promovida, e para participar é preciso ter entre 16 e 35 anos e estar cursando ou ter concluído o ensino médio. As aulas acontecem nos turnos da manhã e da tarde, três vezes por semana, durante três meses. Os alunos ainda recebem uma bolsa auxílio de R$120 por mês, para cobrir possíveis despesas com a formação.
Todas as máquinas montadas durante o processo de qualificação são doadas a telecentros comunitários gratuitos instalados em diversos pontos do Estado do Rio de Janeiro, demarcados pela exclusão socioeconômica. Mais de 40 unidades destes centros de inclusão digital já foram inauguradas.