
Agentes da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), com o apoio de guardas municipais, interditaram mais três estacionamentos clandestinos no Centro e na Área Portuária do Rio, na manhã desta sexta-feira (08/11). Tonir Alves Abrão, representante do estacionamento irregular fechado ontem na Rua Senador Pompeu, n° 140, foi detido por desobediência e levado para a delegacia. Ele reabriu o estabelecimento interditado pela Seop e retirou o edital e o adesivo de interdição. Tonir, que é ligado à Associação de Guardadores Autônomos da Rua São Miguel, foi encaminhado à 4ª DP, juntamento com o Claudio Lourenço dos Santos, funcionário do estabelecimento.
O primeiro estabelecimento fechado funcionava irregularmente na Avenida Venezuela, n.º 27, com acesso pela Rua Sacadura Cabral, n.º 60, atuava sem licença e também pertencia à Associação de Guardadores Autônomos da Rua São Miguel. O valor mensal cobrado era de R$ 300. Outro estabelecimento interditado ficava na Rua Senador Pompeu, números 51/53, e tinha o alvará de atividade econômica em desacordo com a especificada na licença. O endereço que constava na documentação era Rua Lucídio Lago, n.º 96, sala 508, no Méier, Zona Norte do Rio. O estabelecimento tinha capacidade para abrigar de 80 a 100 veículos e cobrava R$ 14 de diária. O terceiro estacionamento interditado nesta sexta-feira atuava na Rua Camerino, n° 81, também no Centro.
– A Seop continuará a ação de fiscalização para fechar os estacionamentos clandestinos existentes na cidade. Quem insistir em reabrir o estabelecimento após a interdição da Prefeitura será detido e responderá por crime de desobediência – disse Alex Costa, secretário de Ordem Pública.
A Seop, este ano, interditou 27 estacionamentos clandestinos em toda a cidade, 14 deles no Centro e área portuária e 13 no entorno da Cidade do Rock, durante o Rock in Rio.
Participaram da ação agentes do Grupamento de Ações Especiais (GAE), Fiscais de Atividades Econômicas (FAE) e da Coordenação de Fiscalização de Estacionamentos e Reboques (CFER) da Seop, guardas municipais, com o apoio de policiais civis e militares.